Depois de conhecermos Coron (post de Coron aqui), pegamos uma ferry com destino a El Nido, nesse post você vai saber de todos os detalhes do nosso roteiro.
Cotação das moedas no período:
51 pesos Filipinos = 1 Dólar
1 Dólar = 3,80 Reais
Informações úteis:
Capital: Manila
Idioma: Tagalog e Inglês
Fuso: +11 horas em relação a Brasília
Visto: não precisa para até 59 dias de visitação
Vacinas: febre amarela com certificado internacional
Voltagem: 220v
Tipo de tomada: padrão de 2 furos redondos e paralelos
Seu passaporte deve ter pelo menos 6 meses antes da validade.
Saímos de Coron sentido El Nido via ferry boat, a viagem demora 3 horas e meia e é um pouco desconfortável pois o ar condicionado é muito forte, leve uma blusa para não ficar resfriado.
Usamos a empresa Phymal, custou 1760 pesos cada um e compramos as passagens um dia antes diretamente no porto (que fica a uns 6 minutos de triciclo do centro de Coron, peça para um motorista de triciclo te levar até o "Port of Coron" não tem erro).
Chegando em El Nido percebemos que as ruas são bem empoeiradas e tudo (hoteis, restautantes e lojas) é bem concentrado em um ou dois quarteirões apenas.
Ficamos no hotel Coral Cliff muito bem localizado no centro de El Nido e com direito a café da manhã, você pode conhece-lo aqui.
DIA 2
No segundo dia em El Nido fizemos o tour de Island Hopping, combinamos o tour A e C no mesmo passseio, você pode fechar os passeios na hora lá na praia de El Nido (é a única praia que ficam os barcos dos passeios, El Nido é pequena você vai achar fácil). Não lembro o nome da empresa do tour, mas ela fica na beira da praia.
Chegue cedo na praia para fazer os passeios pois os barcos costumam sair as 9 da manhã com destino as ilhas.
Não fizemos de barco privado pois é muito mais caro do que Coron, pagamos 4000 pesos os dois com taxas ambientais inclusas.
Diferentemente de Coron você paga apenas uma taxa ambiental de 200 pesos por pessoa e é válido por 10 dias.
O passeio de barco leva o dia todo e o almoço está incluso, os pontos do tour são distantes uns dos outros, você vai passar bastante tempo navegando, se você tem enjoo leve remédio...
A primeira parada foi em Helicopter Island, perfeita para fazer snorkeling. O ponto negativo de fazer tour em grupo é a necessidade de cumprir horário em cada ponto...
Depois seguimos para Hidden Beach, fomos caminhando até a praia com um visual incrível dos paredões de limestone, realmente impressionante!
Paramos para almoçar em Mantiloc Island, uma ilha para descanso perfeita para fotos em cima de um mirante natural incrível!
Recomendo você deixar suas expectativas baixas em relação a comida dos tours, os pratos nem sempre estão quentes e os frutos do mar não tem muito gosto. Tome cuidado com frutos do mar azedos, pode te causar uma intoxicação alimentar.
Depois do almoço navegamos um pouco mais até Small Lagoon, um dos pontos altos de El Nido.
Bem perto de Small lagoon você encontra a Big Lagoon, um grande corredor de limestone que leva a uma grande lagoa no final, alugamos um kayak por 300 pesos e pudemos passear tranquilamente.
Para finalizar o rolê visitamos a 7 Commandos beach, uma praia linda para relaxar e curtir o por do sol.
Veja nosso vlog completo desse dia incrível:
DIA 3
Resolvemos alugar uma scooter para explorar a região de El Nido, o aluguel custou 500 pesos e enchemos o tanque dela com 200 pesos, não é necessário carteira de habilitação internacional, basta dizer que você sabe pilotar (se não souber provavelmente eles vão te ensinar na hora rsrs), eles pedem para ficar com um documento seu como garantia, não dê o seu passaporte, leve um RG de reserva para deixar como garantia.
Seguimos rumo a cachoeira de Naganlec, acredito que não compensa ir até ela pois é longe e exige uma trilha de 20 minutos e a cachoeira não impressiona muito.
Seguimos nosso roteiro sentido Nacpan Beach, uma praia linda! Sugiro dedicar pelo menos meio período para essa praia pois do centro de El Nido até Nacpan são 40 minutos de scooter e você passa por um trecho de estrada de terra cheias de buracos. A entrada da praia custa 50 pesos por pessoa.
Depois do por do sol voltamos para El Nido, e pegamos a estrada completamente escura, não recomendado isso pois a viagem se tornou perigosa a noite.
Confira o vlog desse dia:
DIA 4
Neste dia nós vacilamos e acordamos muito tarde para fazer os tours, ainda bem que achamos um piloto de barco na praia e fechamos um tour B privado, pagamos 5000 pesos.
Uma praia incrível com uma formação rochosa impressionante!
Seguindo viagem visitamos Snake Island, onde é possível andar num banco de areia no meio do mar, o piloto do barco disse que no meio do ano o banco de areia fica seco e é possível até acampar no local!
Esse dia foi memorável, só lugares épicos!!! E o melhor vem agora:
Essa ilha com cara de cenário do filme Jurassic Park, parecia coisa de outro mundo! foi a última ilha e a mais diferenciada de todas!
Veja nosso vídeo desse último dia em El Nido:
Dicas:
Cuidado com a água de torneira da cidade, tinha cheiro e cor marcantes... escove os dentes com água engarrafada e evite pedir sucos com gelo pois eles podem ter feito gelo a partir da água de torneira, tomamos uma água de garrafa chamada Natures Spring.
Trocamos dólares por peso filipino numa "casa de câmbio" na rua Calle Hama, a primeira rua paralela a praia de El Nido.
El Nido está se tornando um destino cada vez mais "bombado", fique atento as notícias pois o presidente das Filipinas Rodrigo Duterte pode fechar a ilha para recuperação ambiental, assim como ele fez em Boracay.
Onde comer?
Na rua Calle Hama é possível achar ótimos restaurantes com comida ocidental, comemos na Trattoria Altrove Express, uma pizzaria de forno a lenha! Gastamos por volta de 500 pesos para os dois com bebidas.
Outro restaurante muito bom na mesma rua é o Sava beach bar, comemos uma massa e bebidas, gastamos por volta de 600 pesos.
Considerações finais: pelo que nós pesquisamos de roteiros de outras pessoas, nas Filipinas é possível viajar para o mesmo local porém fazer roteiros completamente diferentes! São mais de 7000 ilhas e o mais legal é que você pode achar algumas completamente desertas!
Por esse motivo nós preferimos Coron, pois as ilhas são tão bonitas quanto, tem "menos" turistas que El Nido e também é mais barato.
Para ver o roteiro de Coron clique aqui.
No próximo post iremos dar continuidade no roteiro dessa viagem, próxima parada: CEBU !!!
A gente se vê no próximo rolê!
good
Parabéns pela riqueza de informações de cada post. Ansiosa para a próxima parada: Cebu.
Roteiros perfeitos. Muito detalhados. Os vídeos são excelentes.